Título da Redação: Trote universitário: Um crime sem punição

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há quase 4 anos por Gabi


Na Idade Média, ao ingressar nos cursos das universidades europeias ,os novatos eram obrigados a retirar as roupas, que eram queimadas, e tinham seus cabelos raspados. Esse ritual de passagem recebeu o nome de trote universitário. Atualmente, essa pática sofreu algumas modificações, mas ainda vigora dentro das universidades brasileiras. O trote atual, se por um lado promove a integração social, por outro emprega técnicas e procedimentos extremamente abusivos.
Ao ingressar na universidade os calouros esperam conseguir formar um novo círculo de amizade. Para que consigam se integrar com mais facilidade é indispensável a participação no trote. Entretanto, nesse ritual de passagem os calouros são submetidos pelos veteranos a práticas degradantes como: simular sexo oral com uma banana, nadar em piscinas com fezes e urina, consumir bebidas alcoólicas em excesso. São inúmeros os casos em que os calouros, que buscavam apenas a realização de novas amizades, são humilhados e também feridos gravemente.
Como disse o professor do departamento de Educação da UFSCar, Antônio Zuin "O trote universitário é fundamentado numa prática de caráter sadomasoquista". Enquanto para os calouros o trote significa a possibilidade de se sentir integrado na vida universitária, para o veterano esse ritual de passagem trata-se de uma possibilidade de vingar a dor física e psicológica sofrida dentro na universidade. A cada temporada de matrícula o trote volta a ser exercido. Entretanto, diversas faculdades parecem se eximir das responsabilidades dessa prática.
É necessário que as universidades passem a analisar o problema dessa prática. Não é necessário extingui-la, pois o trote também é um forma de integração social,mas é necessário modificá-la. Os trotes solidários, como a doação de sangue, visitação a asilos e orfanatos, devem substituir os trotes violentos. É igualmente importante que as empresas evitem contratar profissionais que um dia participaram dos trotes violentos. Somente dessa forma será possível evitar as consequências decorrentes dessa pática.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018