Título da Redação: Trotes: da brincadeira ao crime

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há cerca de 3 anos por Marcela Santos


Os trotes sempre foram o ritual de recebimento dos universitários veteranos aos calouros. O significado de trote é, nesse contexto, a forma de andar dos cavalos e isso significa que os estudantes que já estavam ingressados nas universidades ensinariam os mais velhos a caminhar em direção a esse novo ideal que o centro educacional traria. O trote consiste em brincadeiras que aproximam os estudantes, contudo, em alguns casos, acabam ultrapassando os limites e essa simples brincadeira acaba tomando proporções maiores como a violência e, em alguns casos, a morte.
Os trotes violentos começaram no Brasil em 1980, quando o calouro Carlos Alberto de Souza faleceu após ser agredido por veteranos da Universidade de Mogi das Cruzes no estado de São Paulo por recusar que esses raspassem o seu cabelo. Desde então, têm sido noticiados casos semelhantes e piores de trotes agressivos nas universidades do Brasil. Essas brutalidades não ocorrem somente no âmbito acadêmico mas também ocorre em festas e repúblicas elaboradas por alunos. Os estudantes utilizam bombas, facas, ácidos e outros instrumentos perigosos que acabam tornando a brincadeira em crime.
Contudo, atualmente existem algumas universidades realizando "trotes solidários", ou seja, os universitários se unem para ajudar asilos, creches, orfanatos e ONG´s através de doações de alimentos e roupas. . Essa iniciativa evita que os trotes violentos se propaguem de forma intensa e ainda auxiliam os mais necessitados.
Em virtude do que foi mencionado, pode-se concluir que as universidades devem transformar a política vigente proibindo o uso de instrumentos e produtos que podem causar danos e investir em fiscalização para obter êxito, iniciar projetos que apoiem o trote solidário e conscientizar os veteranos da responsabilidade que esses possuem ao receber os novos alunos. Assim, além de evitar esse crime tão presente nos dias atuais, os alunos poderão contribuir para o bem da sociedade de forma caridosa.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018