Título da Redação: Trotes: Responsabilidade já

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há quase 3 anos por Isabella Isa


No romance "Memórias Póstumas de Brás Cubas" do escritor brasileiro Machado de Assis, o anti-herói comentava seu costume de "trotar" sobre seus escravos, claramente adotando uma postura dominadora frente aos mais vulneráveis. Das páginas do clássico para a vida real, o lastimável abuso nos trotes universitários fere os direitos humanos bem como, contraria o propósito da universidade. Logo, um panorama alarmante, desmotivador e carente de soluções.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos, estabelecida no ano de 1948, declara no artigo V que "ninguém será submetido a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante". Contudo, apesar de suas práticas repugnantes, os trotes são aceitos como "rituais de passagem" ou como inserção social e, dessa maneira ainda há uma grande resistência por parte da sociedade como um todo no que diz respeito a tomar providências. Desse modo, verifica-se um atraso ideológico que vem marcando a vida de vários jovens.
Em janeiro desse ano, veteranos da UNESP fizeram uma alusão a seita norte americana "KKK" - Ku Klux Klan - para receber os calouros. Enquanto a universidade tem como propósito a propagação de valores para uma melhor vida em sociedade, os alunos se predispõem a reencenar alguns dos piores momentos da história da humanidade.
Portanto, são necessárias ações tanto por parte das universidades quanto por parte dos alunos encarregados da arquitetação do evento. É fundamental que a universidade instrua os alunos e também que conte com um sistema eficiente de denúncias. Já por parte dos alunos, é de igual importância que optem por trotes responsáveis - como por exemplo, os de caráter solidário. Será necessária a contribuição de todos para que possa-se curar essa ferida na memória de todos os atingidos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018