Título da Redação: Trotes Saudáveis

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há quase 3 anos por H.L


Relativo aos trotes universitários contra os calouros nas federais, podemos destacar tanto aspectos positivos quanto negativos. Se por um lado, o trote serve como uma forma de celebrar a conquista da vaga; por outro, a falta de limites pode vir a ser violento e humilhante com o os participantes.
Os trotes das universidades públicas do governo federal ocorrem há muito tempo no Brasil como um ritual de iniciação e costumam ocorrer em festas. Essas festas geralmente são muito grandes e costumam ter um grande número de alunos, muitos dos veteranos é quem organizam esses eventos com auxílio do patrocínio de outros veteranos que organizam-se em vaquinhas e podem até mesmo levar bandas famosas e cobrar ingresso para entrar. Lá dentro todo tipo de coisa pode ocorrer, desde trotes legais que não ferem, nem obrigam os jovens a participar e serve de gincana para que o novo aluno se integre socialmente ao corpo estudantil, conhecendo pessoas com as quais ele vai dividir os corredores ao decorrer do curso. Até mesmo grandes amizades são feitas nesse primeiro momento de descontração.
Por outro lado, nessas festas o policiamento da reitoria dos campus costumam ser ausentes, e nem sempre os veteranos são bem intencionados e podem realizar atividades que além de humilhar, ferem aos direitos humanos, como um que ocorreu no interior de Minas, onde alunos numa faculdade Rural foram obrigados a comer milho do chão, fazendo alusão ao termo galinhas, comumente usado para designar um iniciante no curso de Medicina Veterinária. Essa realidade infelizmente é comum entre muitas dessas festas, já que o grande número de participantes faz com que seja improvável descobrir os culpados. Mesmo com a criminalização desses trotes, elas ainda ocorrem longe dos campus e da supervisão.
Com isso, cabe ao estado por meio da sua função reguladora do bem-estar investir em policiamento dentro e fora das universidades durante os períodos de início de aulas, para que eles possam investigar locais onde essas festas podem ocorrer, além de obrigar a listagem de todos que participarem e também coligar-se ao capital privado e investir em campanhas de conscientização dos veteranos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018