Título da Redação: Trotes: tradição ou ruptura dos princípios morais

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há quase 3 anos por Carlos Junior


O ano acadêmico se inicia e o sonho de um jovem cursar uma universidade começa a se tornar realidade. A vida conturbada e alimentada por ansiedade, marca a nova etapa da rotina de um calouro. Contudo, as expectativas criadas visando festas e comemorações, entram em controvérsia quando se trata de trotes universitários.
A partir do ingresso ao ensino superior, os jovens antes de começarem os estudos, são sujeitos à algumas festividades como forma de recepcioná-los. Os mais experientes, considerados veteranos, planejam os modelos de cada ano (como de tradição) _ e quase sempre, aqueles que não aderem as brincadeiras, são alvos de piadas e isolamento por parte da turma.
Embora seja apenas uma simples celebração, nota-se que ao longo dos anos, as recepções estudantis se mostram cada vez mais perigosas e desafiadoras.Tais práticas estão presentes em muitas instituições, e os calouros como respeito aos veteranos, são sujeitos à situações humilhantes, que a exemplo temos: atos de violência, ingestão de bebidas alcoólicas, abusos sexuais, dentre outros.
A princípio os trotes começam como uma brincadeira qualquer, mas acabam de maneira abominável, como o fato ocorrido com o calouro de medicina da USP, que morreu afogado durante um trote após ser forçado à alcoolizar-se exageradamente. Ademais, esses e muitos outros acontecimentos, retratam a realidade do descaso por parte das instituições, onde estas na maioria das vezes desconhecem as ações praticadas pelos seus próprios estudantes, gerando um índice maior de receio por parte dos calouros.
É evidente, portanto, a percepção que há muito a se debater em relação aos trotes universitários, por isso é necessário medidas cabíveis para amenizar o problema, como a implantação do trote solidário. Esta é uma prática bem diferente da original, porém com o mesmo propósito, pois se baseia em um momento descontraído e objetivo, que auxilia o calouro na adaptação e integração ao local estudantil. Visando também um melhor desenvolvimento interdisciplinar, é viável a intervenção do governo, para que este crie regras junto com a universidade, e possam estabelecer novos padrões de acolhimento aos jovens ingressantes, facilitando a pertinência desses, no âmbito educacional.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018