Os trotes universitários vem de uma tradição medieval, persistindo desde a idade média. É quando pessoa (calouro) entra em tal faculdade e os alunos ( veterano ) de tal faz um "ritual" para recebe-los . Mas até onde está indo a gravidade desses trotes ?
Os calouros esperam ser bem recebidos na faculdades ser tratados com respeito , pois é um momento muito especial para eles . E o que era para ser um momento de distração um momento feliz para muitos alunos, um sonho realizado acaba virando uma tragédia , esses trotes estão com uma gravidade tao grande que alunos desistem do curso de suas vidas por causa de brincadeiras de mal gosto de extrema humilhação, violência e tortura que acontece cada vez mais.
Uma aluna de medicina da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas deu um depoimento sobre um evento organizado pelos veteranos em uma chácara : “Além de simular sexo oral com uma banana, os meninos tinham que mergulhar numa piscina com urina e fezes”. Sendo um absurdo uma falta de respeito com o próximo essas pessoas devem ser punidas.
Foi instalada uma (CPI) Comissão Parlamentar de Inquérito de Trotes Universitários na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A CPI recolhe depoimentos de alunos sobre acontecimentos desprezível, como este citado tem vários outros casos .
Dessa forma as vitimas dos trotes universitário deverá procurar seus direitos indo a diretoria das faculdades ,podendo levar ate a justiça por violação dos direitos humanos assim é a maneira mais eficaz para punir os responsáveis . A faculdade e a sociedade também deve-se conscientizar que essa "tradição" não é uma brincadeira. Assim é necessário fiscalizar e punir os agressores para acabar com tais acontecimentos .