Título da Redação: Trotes Universitários: integração social ou maldade oportunista?

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há mais de 3 anos por Emídio José


O trote universitário é um ritual que acompanha o ser humano desde a idade média, e que tem como principal objetivo, promover à integração entre universitários veteranos e novatos. Na atualidade, esse ritual vem sendo questionado, pois está sendo executado de forma ilícita, proporcionando aos calouros agressões não só psicológicas, como também físicas.
A maior prova de agressão psicológica vivenciada pelo novato, é a humilhação perante à sociedade. Infelizmente, os veteranos não procuram ter piedade desses estudantes e acabam promovendo brincadeiras que podem ir desde uma simples pintura facial, até um pedágio seminu, acarretando ao calouro um certo desconforto psíquico.
Além da agressão psicológica, tem se tornado frequente a agressão física durante os trotes. São vários os casos de pessoas que saem feridas, machucadas, ou até mesmo mortas dessas "comemorações". Um caso clássico de morte em trote universitário, foi o de Francisco Cunha, que ocorreu no Brasil em 1831, e que apesar de ser o primeiro caso do país, não tornou-se o último, tendo em vista outros casos ocorridos recentemente.
Tudo isso nos mostra que a grande explicação para que os novatos aceitem participar de tais barbáries, é o temível medo da exclusão social. Muitos deles tem medo de não serem aceitos em grupos sociais, ou mesmo de serem motivo de marcação dos colegas por não participarem desses eventos.
Portanto, diante desses fatos, as medidas mais cabíveis para controlá-los, seria a elaboração de uma lei rígida, que controlasse esses atos - salvo em casos de trote solidário-, e um maior rigor e disciplina por parte das universidades, para que o controle dos veteranos possa ser mais consistente. Afinal, o trote universitário pode até ser passageiro e momentâneo, mas as marcas por ele deixadas, seja no corpo ou na mente dos estudantes, podem persistir e acompanhá-los para o resto da vida.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018