Título da Redação: Trotes universitários: mais violência e menos consciência

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há mais de 3 anos por Jardânya Rychellys Rychellys


Ao terminar a longa temporada de vestibulares, todo inícío de ano as universidades recebem novos alunos, e estes ingressam na instituição com a expectativa de aprender coisas novas e serem bem tratados e recebidos pelas pessoas.
No entanto mal se inicia o período letivo, e os calouros são submetidos pelos veteranos aos trotes, como uma forma de recepcioná-los, sendo considerado por alguns sociólogos como um ritual de passagem do colegial para o ensino superior.
Contudo o que deveria ser apenas mais uma brincadeira saudável, em que todos se divertem e passam a interagir uns com os outros, tornou-se algo com atitudes violentas, abusivas e desrespeitosas.
A palavra trote significa domesticação vexatória aplicada aos cavalos, o que tem se tornado um bom argumento para explicar o excesso de abusos, mas não justifica as proporções imensuráveis que tal ação tem tido nos últimos anos, levando em muitas vezes a sérias consequências como, por exemplo, acidentes com produtos químicos e inclusive a morte de alguns jovens.
Diante disso, algumas instituições de ensino superior, decidiram pelo fim dos trotes, e passaram a adotar medidas alternativas como o trote solidário para coibir com a violência nas universidades. Mas a prática não deixou de ser realizada integralmente, pois algumas repúblicas ,por exemplo, ainda continuam sendo palco de tortura.
Então, faz-se necessário que os órgãos responsáveis pela educação superior juntamente com o governo, possam punir tanto no âmbito acadêmico como criminal, os culpados, bem como incentivar as denúncias desse ato, levando assim a uma maior conscientização e respeito aos direitos humanos, mostrando que o trote deve ser praticado de maneira a celebrar uma conquista alcançada e não transformar sonho em pesadelo.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018