Título da Redação: Trotes universitários, o atraso do desenvolvimento

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há quase 3 anos por Jacqueline Biot Biot


Em um país emergente, que luta pela nomeação de nação desenvolvida, falar do seu progresso sem avaliar os princípios da ética e da moral seria uma atitude ignorante. Os famosos trotes universitários brasileiros estão violando cada vez mais os direitos humanos, a partir de exageros em brincadeiras indecentes, desnecessárias e violentas, que em certos casos, levam o individuo a óbito.
Primeiramente, enquanto a declaração dos direitos do homem e do cidadão era apresentada na Europa, influenciada por princípios éticos e ideais iluministas, o Brasil ainda aspirava a independência. Fato que pode ser considerado um certo atraso em relação as nações hoje desenvolvidas. Após essa conquista, o país tornou-se emergente, porém, com o passar do tempo, mostrou-se deficitário no ramo educacional, permitindo que universidades exercessem trotes antiéticos.
Em pleno seculo XXI, é possível presenciar em grandes instituições de ensino, brincadeiras que obrigam estudantes a ingerirem grandes quantidades de bebidas alcoólicas. E a situação só se agrava quando os calouros passam a ser veteranos. Essas e outras atitudes acabam passando consideravelmente dos limites, podendo ter como consequência a morte de um dos participantes.
Além do consumo de álcool, afogamentos já foram registrados, como em 1999, em que um estudante de medicina foi a vítima e dez ano depois, em 2009, quando quem sofreu foi um estudante da UFRRJ. Outros problemas como o fumo, desrespeitos como a nudez em público e a violência também já foram presenciados, se somando aos anteriores.
Logo, visto que os trotes universitários estão desenvolvendo práticas antiéticas e contra os direitos humanos, prejudiciais ao desenvolvimento da nação, medidas que amenizem a situação devem ser rapidamente criadas. A elaboração de inúmeras leis, pelo legislativo, com o objetivo de diminuir ações desumanas, a conscientização dos jovens no período escolar por educadores, antes que ingressem nas universidades assim como a forte influência dos pais no período de formação de seus filhos, a partir de bons conselhos, seriam algumas delas, capazes de minimizar os impactos provocados pelos trotes e reverter seus problemas.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018