Título da Redação: Trotes violentos

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há cerca de 3 anos por Raimunda Sulivalda Coelho Cristovão


O trote surgiu nas universidades medievais e era usado como uma medida profilática. Atualmente, o que era para ser utilizado como forma de integração entre os novos alunos e os veteranos, está seguindo um caminho errôneo, que acabam agredindo tanto psicologicamente, como fisicamente esses calouros.
Humilhação em público é uma das formas utilizadas pelos veteranos em trotes. Eles pintam o corpo desses novos alunos e os obrigam a pedirem dinheiro em avenida e paradas de sinais, em outros casos, os fazem beberem quantidades absurdas de álcool contra sua vontade.
Essa forma medieval como os trotes são feitos, às vezes, podem ser fatais. Como no caso do estudante de medicina da USP, Edson Tsung, que morreu afogado na piscina da própria universidade, fato que demonstra que, em muitos casos, o centro universitário é conivente com essas barbáries.
Contudo, é perceptível que, o trote quando levado para o lado violento pode acarreta traumas físicos e psicológicos nas pessoas que sofrem tal ato. Para prevenir outros casos como esses, o governo, deve tomar medidas para barrar esse tipo de "iniciação" violenta, com penas mais rígidas para os praticantes e para as universidades. Outra medida pode ser de iniciativa da faculdade em conjunto com as ONG's fazendo um trote solidário para a arrecadação de alimentos para doação e assim prevenindo novos casos de trotes violentos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018