Título da Redação: Um entrave emocional

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há cerca de 3 anos por Gabi Garrido


As práticas de trotes universitários são comuns entre veteranos e calouros dentro ou fora das universidades, em virtude da comemoração pela admissão na faculdade. No entanto, essas práticas, na maioria das vezes, são realizadas de forma cruel nos calouros acarretando a graves problemas.
Com efeito, os abusos violentos dos trotes que consistem em várias instâncias psicológicas, sexuais e físicas, tornaram- se hoje, um feito de desistência pelos estudos das vítimas e, principalmente passou a ser um crime diante da sociedade, na qual em diversas faculdades foram abertas uma CPI para apurar os casos de violência ao calouro que, por sua vez, tenta solucionar os danos. Assim como o caso do estudante de Medicina da FAMERP (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto) que fora humilhado, empurrado de joelho ao chão e urinado pelos veteranos - sendo esse um caso levado a CPI da universidade, na qual ainda está sendo investigada.
Nesse ínterim, as vítimas que passaram pelos trotes violentos, indubitavelmente, apresentarão problemas sociais e psicológicos (quando vitimados a trotes de torturas ou xingamentos e insultos, acarretando problemas com seu relacionamento no âmbito social) ; e na saúde (quando vitimados a abusos sexuais, principalmente, meninas, podendo apresentar obstruções e ferimentos em seu aparelho reprodutor; além, claro, alguns calouros submetidos em abusos de agressões físicas podendo apresentar, em alguns casos, lesões ou hematomas).Em virtude disso, os trotes deixam de ser algo comemorativo para o elixir da felicidade e passam a ser o trauma, entrave emotivo, criminal.
Portanto, é necessário a regulamentação dos trotes aplicados dentro das universidades pela própria faculdade. Isso se daria através da criação de um departamento dentro das universidades, no qual os veteranos devem pautar todas as práticas que irão realizar, logo, cabe a coordenadoria do departamento autorizar e fiscalizar os atos. Além, claro, da possibilidade de criar uma CPI efetiva para apurar os casos e punir os infratores. E, mais simples ainda, o trote solidário, que consiste num ato amoroso e caridoso podendo ser através de doações para instituições carentes, doações de sangue e, ou, uma visita para crianças em hospitais oncológicos, a fim de levar a alegria contagiante para quem necessita.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018