Título da Redação: Um sentido para o trote universitário

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há mais de 3 anos por Tomás de Aquino


O trote universitário é um "ritual" de passagem que visa a inserção do calouro à vida acadêmica. Essa prática divide opiniões, por um lado ela pode ser muito bem utilizada, como forma de interação entre calouros e veteranos. No entanto, ela pode ser depreciativa, inferindo aos alunos humilhações que podem interferir na sua saúde física e psicológica.
É importante, primeiramente, ressaltar que o trote universitário pode ser solidário. Atualmente, muitas faculdades tem incentivado esse tipo de trote nas suas instituições, visando o acolhimento dos calouros, a rápida adaptação dos mesmos a faculdade e a interação com seus colegas e veteranos. Os calouros vão a bancos de doação de sangue ou se voluntariam na ajuda à instituições de caridade. Logo, ao mesmo tempo que interagem e se integram entre si, desempenham uma ação solidária.
Entretanto, o trote na maioria das vezes apresenta um cunho vexatório e humilhante, para com os calouros. Exemplo disso, é o histórico de trotes violentos que acontece no curso de Medicina da USP, onde já houve mortes e que no decorrer dos anos os relatos de trotes violentos continuam. Nesse cenário de abuso aos direitos humanos, as faculdades possuem culpa no que acontece dentro de suas dependências, pois muitas vezes apresentam uma postura inerte ao problema, ocasionando, cada vez mais, lesões físicas e psicológicas ao seus alunos.
Fica claro, portanto, que o trote humilhante deve ser combatido, e o solidário incentivado. Para isso, a conscientização dos alunos veteranos é primordial, proporcionando aos seus calouros uma experiência de ajuda ao próximo. Além disso, o papel do Estado em não ser conivente com as infrações que ocorrem nas universidades, punindo os infratores, como forma de coibir novas práticas como essas. Com tais medidas, os calouros não mais temerão os veteranos, o medo dará lugar à harmonia e o respeito mútuo entre calouros e veteranos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018