Título da Redação: Um sonho não pode se tornar um pesadelo

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há mais de 3 anos por Jonas Fracasso


Os famosos trotes universitários são conhecidos como um ritual de passagem do ensino médio ao ensino superior. A princípio, eles deveriam promover integração e socialização, acolhendo os novatos. Porém, prejudicam e até traumatizam aqueles que deveriam se sentir bem-vindos.
Nessa perspectiva, é posta em prática a ideia do filósofo Rousseau, que disse "o homem é bom, mas a sociedade o corrompe".Isso pois, após sofrer com variados "desafios", muitas vezes associados a bebidas alcoólicas, entorpecentes e humilhação como calouro, o indivíduo, ao se tornar veterano, pretende vingar-se usando os outros novatos. E assim forma-se um ciclo vicioso.
E a situação se agrava quando, muitas vezes, a vítima não encontra o amparo necessário. Os veteranos se aproveitam da deixa do trote para praticar um bullying extremamente agressivo. Assim, se o calouro não for bem atendido físico e psicologicamente, pode carregar sequelas por toda a vida. Além disso, é preciso o fim da impunidade para os casos de trote violento.
Portanto, é imprescindível a tomada de ações que garantam que o trote acolha e não traumatize os novatos. Para tanto, seria viável as universidades proibirem os trotes que não sejam do tipo solidário.Isto pois esses, acima de tudo, ajudam a sociedade com arrecadação de alimentos ou doação de sangue, por exemplo.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018