Título da Redação: Uma "bela" recepção

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há mais de 3 anos por Ananda Pinheiro


Alegria, euforia, orgulho e leveza são emoções que define um calouro. No entanto, esses sentimentos são substituídos por medo, pavor, trauma e angústia quando chegam à universidade. Pois, são recebidos pelo “velho” e habitual trote.
Antigamente, na Europa – onde se iniciou o trote – este ritual praticado com violência, era visto normalmente pelas pessoas. Logo, estas pensavam que era uma forma de os calouros fazerem amizade com os veteranos. Por isso, até hoje, há violência na recepção dos novatos.
À medida que os anos se passam, o trote acaba piorando e, em pleno século XXI, ainda não existe uma forma de combater esse crime no Brasil e em outros países do mundo, pois qualquer ato de violação que desrespeite os direitos humanos é considerando um crime.
Portanto, visto que há solução, as instituições deveriam passar a fazer o “trote solidário”, onde o calouro é convidado a fazer um trabalho social, como já acontece no Estados Unidos. Além disso, é preciso focar na conscientização das pessoas, com palestras que abordem esse assunto de forma compreensível e responsável nas universidades. E assim, se construirá um local de alegria, ao invés de medo e existirá um futuro melhor para ambos – veteranos e calouros.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018