Título da Redação: Uma Brincadeira Perigosa

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há mais de 3 anos por Simone Santos


O trote estudantil é considerado uma espécie de ritual, para receber os calouros, alunos aos quais foram aprovado no vestibular. Ele acontece nos primeiros dias de aula, e quem fica responsável pela realização do trote são os veteranos, alunos que já estão cursando esse ensino.
A realização desse ritual, é marcado por atividades nas quais os novatos são submetido a situações humilhantes e até violentas, bem diferente do que devia ser, acolher e integrar os novos alunos com os antigos.
Atualmente, vemos com mais frequência as brincadeiras perigosas que são realizadas, muitas vezes envolvendo bebidas alcoólicas, tendo até veteranos induzindo ou por vezes forçando o calouro a se embebedar até ficar inconsciente.
Alguns casos mais sérios tornaram-se públicos por meio da mídia, como o caso do calouro que morreu afogado em uma piscina em São Paulo, ou dos veteranos que foram expulsos após obrigar um calouro a se deitar em cima de um formigueiro.
Para que o trote não continue a prejudicar o próximo, as instituições de ensino deviam promover o trote solidário, ao qual não há violência, humilhações e bebidas. Ao invés disso, os veteranos organizam atividades como, por exemplo, plantar arvores, doar sangue ou doar alimentos não perecíveis.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018