Título da Redação: Uma prática que precisa mudar

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há mais de 3 anos por Kamila Lunaro


De um lado, calouros são humilhados linchados e até mesmo mortos; De outro, veteranos continuam livres e impunes após cometerem diversas atrocidades. Essa é a realidade de muitos trotes universitários desde sua criação na idade média. Entretanto, é preciso acabar com essa selvageria medieval para o bem dos estudantes.
Em nosso país, esse rito de passagem já está impregnado na cultura universitária desde a chegada dos brasileiros que estudaram na Europa e trouxeram a novidade por volta do século XVIII. Sendo assim, é impossível tentar acabar com esses eventos proibindo-os como muitas universidades vem tentando fazer, pois desse modo os alunos simplesmente aplicarão o trote em outro lugar. É necessário que as instituições encarem o problema de frente e estimulem trotes sem violência, que visem apenas aproximar os alunos.
Para isso, as universidades devem procurar soluções que já funcionam em outros países, a exemplo do trote solidário realizado nos Estados Unidos, que consiste em submeter os calouros a praticarem ações humanitárias, visando ajudar a sociedade. Ademais, também devem ser estimulados os trotes resumidos ao ato dos veteranos apenas jogarem farinha, ovos e tinta nos calouros, algo inofensivo, parecido com o qual muitas pessoas fazem com seus amigos nas datas de seus respectivos aniversários. No entanto, nada disso terá efeito se o estado juntamente com a polícia não repreender as pessoas que usarem da violência nesses eventos, enquadrando os indivíduos em crimes como o de tortura e assassinato.
Portanto, sendo os trotes uma questão cultural, deve-se combate-los utilizando os meios de comunicação, pois influenciam fortemente os estudantes. Assim, deve-se veicular nos programas de TV, nos jornais e na internet campanhas repudiando a violência empregada nesses eventos e incentivando ações como o trote solidário. Por fim, é de suma importância a polícia punir severamente os casos de violência, eliminando a certeza de impunidade.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018