Título da Redação: Uma recepção em estado de guerra

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há mais de 3 anos por thaiz geovana


Estudar. Escolher uma profissão. Passar no vestibular. Essa é a trajetória de muitos estudantes em todo o Brasil que pretender adquirir um futuro profissional e ter como rito de passagem os trotes universitários. Porém, tal rito que deveria ser a marca iniciação estudantil e busca a socialização entre os alunos se tornou motivo de preocupação para muitos pais e alunos por conta das inúmeras barbarias noticiadas nos telejornais.
Os trotes em universidades públicas ou privada estão perdendo sua função. A recepção de calouros vem tomando uma postura cada vez mais violenta como o uso de bebidas alcoólicas e drogas que facilitam atos de abuso corporais contra a vontade dos calouros, ou seja, longe de seu cunho receptivo. Portanto cabe a seguinte pergunta: os jovens universitários brasileiros estão realmente dotados de valores e ações que visam a harmônia social durante e após sua formação?
Em uma de suas afirmações Thomas Hobbes disse que "o homem é inimigo de todo homem". Aplicando tal citação ao contexto de violência dos trotes nas universidades, observamos que os jovens veteranos buscam um conceito de hierarquia para justificar a violência contra os recém chegados. A medida que se valoriza esse sentimento de superioridade os direitos do outro aluno é ferido criando assim um cenário de guerra.
No entanto, a aqueles que defendem que a submissão de alunos aos trotes é opcional. Porém é valido analisar que todos tem o direito de passa pelo rito de forma comemorativa e que garantam sua integridade física e moral por ser um momento único na vida me muitos estudantes.
Torna-se evidente que esse fato carece de conscientização e punição. Cabe as universidades educar socialmente os alunos de forma que entendam que a hierarquia faz parte porém não deve ser tratada de forma extremista; também punir e denunciar alunos que ferem os direitos civis como forma de exemplificação e prevenção de abusos. Assim sera possível a formação de um corpo social consciente fora e dentro das universidades.


Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018